{"id":3682,"date":"2020-10-02T13:46:34","date_gmt":"2020-10-02T13:46:34","guid":{"rendered":"https:\/\/blog.ajfmecanica.com.br\/?p=3682"},"modified":"2023-03-17T14:45:59","modified_gmt":"2023-03-17T14:45:59","slug":"mitos-e-verdades-da-manutencao-automotiva","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.ajfmecanica.com.br\/mitos-e-verdades-da-manutencao-automotiva\/","title":{"rendered":"Mitos e Verdades da Manuten\u00e7\u00e3o Automotiva"},"content":{"rendered":"\n

Todos n\u00f3s sabemos que o mundo est\u00e1 cheio de mitos e verdades. E com o universo automotivo, n\u00e3o \u00e9 muito diferente disso.<\/p>\n\n\n\n

Ent\u00e3o, para trazer ainda mais pontos positivos para a manuten\u00e7\u00e3o do seu ve\u00edculo, a equipe da AJF Mec\u00e2nica<\/a> reuniu os principais mitos e verdades sobre a manuten\u00e7\u00e3o dos ve\u00edculos.<\/strong> Confira na \u00edntegra e depois venha tirar todas as suas d\u00favidas com a gente!<\/p>\n\n\n\n

Os terr\u00edveis Mitos sobre Manuten\u00e7\u00e3o Automotiva:<\/h2>\n\n\n\n

Para iniciar nossa trajet\u00f3ria pelo mundo dos mitos e verdades do universo automotivo, o primeiro passo \u00e9 conhecer as mentiras que s\u00e3o contadas at\u00e9 hoje \u2013 envolvendo ideias de senso comum que voc\u00ea provavelmente j\u00e1 deve ter escutado.<\/p>\n\n\n\n

Vamos l\u00e1?<\/p>\n\n\n\n

O motor flex pode viciar em combust\u00edvel<\/h3>\n\n\n\n

Mito: voc\u00ea com certeza j\u00e1 deve ter se deparado com esse mito por a\u00ed. Mas a verdade \u00e9 que o motor flex j\u00e1 est\u00e1 habilitado para identificar e processar diferentes tipos de combust\u00edveis.<\/p>\n\n\n\n

Ent\u00e3o, no momento que voc\u00ea abastecer com \u00e1lcool ou gasolina, a m\u00e1quina j\u00e1 ir\u00e1 entender quais mudan\u00e7as precisa fazer para se adaptar. Seja de rota\u00e7\u00e3o de marcha, \u00e2ngulo de igni\u00e7\u00e3o, entre outros.<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o importa a temperatura do pneu no momento da calibra\u00e7\u00e3o<\/h3>\n\n\n\n

Mito: quanto mais quente estiver o pneu, maior \u00e9 a compensa\u00e7\u00e3o necess\u00e1ria no momento da calibra\u00e7\u00e3o. Por isso, \u00e9 recomendado realizar o processo quando os pneus est\u00e3o mais frios.<\/p>\n\n\n\n

A manuten\u00e7\u00e3o automotiva s\u00f3 \u00e9 necess\u00e1ria para corrigir problemas j\u00e1 existentes<\/h3>\n\n\n\n

Mito: infelizmente, muitos motoristas deixam para realizar apenas manuten\u00e7\u00f5es corretivas. Mas isso pode ser um grande problema, sobretudo \u00e0 longo prazo.<\/p>\n\n\n\n

Isso porque as revis\u00f5es preventivas evitam gastos excessivos com o ve\u00edculo (trazendo economia), somam seguran\u00e7a e trazem ainda mais conforto para o motorista. Ent\u00e3o, programe revis\u00f5es preventivas de tempos em tempos, evitando \u201cdores de cabe\u00e7a\u201d ainda maiores com o passar do tempo.<\/p>\n\n\n\n

O peso do carro n\u00e3o influencia no gasto de combust\u00edvel<\/h3>\n\n\n\n

Mito: quanto mais pesado for o carro, maior a tend\u00eancia em gastar combust\u00edvel. De maneira geral, a cada 100 quilos extras, o carro tende a consumir 1L a mais (considerando uma faixa de 100 Km rodados).<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 preciso aquecer o motor em dias frios<\/h3>\n\n\n\n

Mito: sem sombra de d\u00favidas, esse \u00e9 um dos mitos mais famosos quando falamos sobre ve\u00edculos. Afinal, quem \u00e9 que nunca viu algu\u00e9m esquentando o motor antes de utilizar o carro em dias frios?<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3 que hoje, isso n\u00e3o \u00e9 mais necess\u00e1rio. Na verdade, o motor deve sofrer aquecimento quando o ve\u00edculo j\u00e1 est\u00e1 se movimentando, e n\u00e3o quando permanece parado. Nos ve\u00edculos novos, a partida j\u00e1 aciona sistemas de lubrifica\u00e7\u00e3o e efici\u00eancia das bombas (tanto de \u00f3leo quanto de combust\u00edvel). Ent\u00e3o, n\u00e3o h\u00e1 com o que se preocupar.<\/p>\n\n\n\n

E agora que j\u00e1 conhecemos alguns dos principais mitos, por que n\u00e3o dar uma olhadinha nas verdades? Acompanhe-as nos pr\u00f3ximos t\u00f3picos!<\/p>\n\n\n\n

– Oficina Mec\u00e2nica Confi\u00e1vel em Palho\u00e7a e Regi\u00e3o: venha nos visitar. <\/a> <\/p>\n\n\n\n

Verdades sobre a Manuten\u00e7\u00e3o Automotiva:<\/h2>\n\n\n\n

As principais verdades desse universo automotivo:<\/p>\n\n\n\n

O n\u00edvel de \u00f3leo do carro deve ser checado com frequ\u00eancia<\/h3>\n\n\n\n

Verdade: essa \u00e9 uma das verdades que muitos motoristas esquecem durante a correria do dia a dia. Isso porque \u00e9 recomendado checar o n\u00edvel de \u00f3leo pelo menos uma vez por semana.<\/p>\n\n\n\n

Embora muita gente pensar que \u00e9 besteira, essa revis\u00e3o preventiva garante que a lubrifica\u00e7\u00e3o do carro permane\u00e7a em dia, al\u00e9m de contribuir para a vida \u00fatil do ve\u00edculo. Assim, voc\u00ea evita gastar com consertos ou at\u00e9 mesmo comprometer a seguran\u00e7a dos usu\u00e1rios do carro. Pois a lubrifica\u00e7\u00e3o \u00e9 essencial para todas as partes envolvidas.<\/p>\n\n\n\n

– Tudo o que voc\u00ea precisa saber sobre troca de \u00f3leo, num s\u00f3 lugar<\/a> .<\/p>\n\n\n\n

Vidros abertos podem aumentar o consumo de combust\u00edvel<\/h3>\n\n\n\n

Verdade: em velocidades baixas, essa afirma\u00e7\u00e3o pode parecer rid\u00edcula. Mas quando estamos falando em ve\u00edculos acima de 80 Km\/h, os vidros abertos podem sim influenciar sobre o consumo de combust\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n

De maneira geral, altas velocidades geram uma maior resist\u00eancia no carro. Assim, o ve\u00edculo vai requerer mais energia para continuar se movimentando \u2013 levando ao consumo aumentado. Por isso, se voc\u00ea estiver em grandes velocidades (principalmente nas estradas), \u00e9 recomendado fechar os vidros para economizar combust\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n

O g\u00e1s do ar condicionado dura por toda a vida do ve\u00edculo<\/h3>\n\n\n\n

Verdade: voc\u00ea sabia que o g\u00e1s do ar condicionado s\u00f3 precisa ser substitu\u00eddo quando ocorre algum problema, como vazamentos? Caso contr\u00e1rio, ele acompanha o autom\u00f3vel durante toda a sua vida \u00fatil \u2013 n\u00e3o requerendo recargas ou trocas conforme o uso. Uma \u00f3tima not\u00edcia!<\/p>\n\n\n\n

Hoje em dia, \u00e9 melhor descer ladeiras com o carro engrenado<\/h2>\n\n\n\n

Verdade: j\u00e1 passou aquela \u00e9poca em que era recomendado descer com o ve\u00edculo em ponto morto para poder reduzir o gasto com combust\u00edvel. Gra\u00e7as aos sistemas mais recentes, \u00e9 recomendado que os autom\u00f3veis des\u00e7am engrenados, mantendo o freio motor \u2013 para reduzir desgastes em itens essenciais.<\/p>\n\n\n\n

Por isso, abandone esse antigo costume de descer no ponto morto, porque para os novos carros, isso est\u00e1 em desuso \u2013 assim como o aquecimento pr\u00e9vio do motor em dias frios.<\/p>\n\n\n\n

Dicas para manter o ve\u00edculo seguro e bem cuidado<\/h2>\n\n\n\n

A AJF Mec\u00e2nica \u00e9 refer\u00eancia quando falamos em solu\u00e7\u00f5es automotivas. Ent\u00e3o, trouxemos algumas dicas para que voc\u00ea possa manter a manuten\u00e7\u00e3o veicular impec\u00e1vel, garantindo que o seu ve\u00edculo est\u00e1 seguro e cuidado.<\/p>\n\n\n\n