Saiba sobre os cuidados com os freios e segurança nos veículos

Não é segredo para ninguém que os freios são itens essenciais quando falamos sobre segurança básica dentro do veículo – não só para o motorista, como também para todos os outros passageiros.

Por isso, o post de hoje é para falar exclusivamente sobre eles: os freios. Confira dicas e cuidados importantíssimos para manter a segurança em primeiro lugar. Acompanhe na íntegra e depois tire todas as suas dúvidas com a gente.

– Conheça a AJF Oficina Mecânica e Todas as Soluções Automotivas em Palhoça e Região

Tome cuidados com os freios do seu veículo: confira as dicas

Pensando na sua segurança, reunimos algumas dicas bem importantes que todo motorista deve considerar para manter a eficiência e segurança dos freios de seu veículo.

Não freie bruscamente

O primeiro cuidado é procurar frear de maneira suave. isso porque os freios, quando pressionados bruscamente, podem ser desgastados – além de provocar o empenamento.

Reduza a velocidade do carro antes mesmo de entrar nas curvas

Sabe aquela história de frear quando está na curva? Definitivamente, isso precisa ser deixado de lado. Assim, você evita perder o controle do veículo ou ter que fazer movimentos muito bruscos para recuperar a adequada direção.

Sem contar que aumenta ainda mais a sua segurança e de todos os passageiros do veículo, lógico!

Evite pressionar o freio quando o motor estiver desligado

Quando o carro não está em funcionamento, a câmara de vácuo sequer funciona. Por isso, nada de ficar usando o freio com o motor do carro desligado. Isso pode prejudicar a sua segurança, além de trazer outros prejuízos para o veículo.

Preste atenção nos barulhos

Quando falamos sobre automóveis, é sempre necessário estar atento a qualquer sinal estranho, principalmente os ruídos. No caso dos freios, deve-se alertar para os barulhos estridentes que indicam desgastes nas pastilhas.

Além disso, outra dica de ouro é sempre prestar a atenção nas indicações do painel. Pois elas podem alertar de forma visual para tais desgastes.

Cuide com a troca de fluidos

Com a rotina pesada, nem todos os motoristas lembram que a troca de fluidos periódica é essencial. Mas a verdade é que a lubrificação sempre deve ser mantida em dia, cuidando principalmente com os fluidos de freio.

Para saber qual é a recomendação de troca dos fluidos de freio, é necessário seguir as indicações do manual do veículo. Pois cada modelo de automóvel possui necessidades diferentes.

Mas, de maneira geral, recomenda-se trocar o fluido de 12 em 12 meses. Para tirar mais dúvidas sobre o assunto, é só perguntar mais para o seu mecânico de confiança. Você pode contar com o time da AJF Mecânica para te ajudar, caso tenha questionamentos.

Mantenha as revisões de rotina

Infelizmente, muitos de nós brasileiros temos o costume de deixar tudo para a última hora. E com a correria do dia a dia, acabamos deixando de lado as revisões preventivas.

Mas as revisões periódicas são essenciais não só para o freio, como também para outros sistemas cruciais para o funcionamento do veículo – pensando no carro como um todo.

Por isso, para manter a vida útil do veículo e prezar pela segurança, é preciso cuidar com as revisões periódicas de tempos em tempos.

Para isso, você pode contar com a AJF Oficina Mecânica – a sua mão amiga em Palhoça e Região. Além de toda a infraestrutura de ponta, oferecemos os melhores profissionais para cuidar do seu veículo. Sem dúvidas, você não irá se decepcionar.

– 5 Dicas para escolher a Oficina Mecânica ideal para você.

Como a AJF Oficina pode te ajudar com os freios e a segurança automotiva?

Quando o assunto são serviços automotivos em Palhoça e Região, certamente a AJF Mecânica pode lhe ajudar.

Nossos serviços/soluções para freios em Palhoça:

  • Retífica de disco de freios;
  • Diagnóstico completo de todo o sistema de freios;
  • Troca de fluido de freios;
  • Identificação de qualquer problema relacionado, seja por paralelismos, espessuras inadequadas ou empenamento.

Para realizar todos esses atendimentos, contamos com os equipamentos de metrologia tecnológicos e confiáveis. Isso traz segurança para você e toda sua família, garantindo que todos os nossos clientes estarão satisfeitos e com o seu automóvel muito bem cuidado.

Pontos positivos e diferenciais da nossa empresa:

  • Todos os nossos mecânicos possuem formação técnica e experiência profissional na área;
  • Para que você não precise ficar muito tempo sem o veículo, contamos com um setor de peças exclusivo. O que deixa o atendimento ainda mais rápido e confortável;
  • Nossos equipamentos são de última geração. Por isso, resolvemos os problemas nos freios da forma mais segura o possível;
  • Fazemos um checklist completo para garantir que nada no seu automóvel esteja fora do lugar. Assim, fornecemos as melhores soluções automotivas para prezar não só pela vida útil do veículo, como também por sua segurança e bem-estar.

Para conhecer mais sobre todos os serviços oferecidos pela nossa oficina, é só clicar nesse link .

Manutenção dos freios: dicas finais para cuidar com o sistema de frenagem do veículo

Nem precisamos dizer que os freios bem cuidados reduzem muito a possibilidade de ocorrência de temidos acidentes. Por conta disso, é essencial estar sempre atento aos sinais do veículo (visuais e sonoros).

Além dos sinais, a manutenção precisa ser mantida em dia. Mesmo que seja apenas uma revisão preventiva.

Esperar para resolver o problema de frenagem apenas quando ele estiver a “todo vapor” pode comprometer a vida de sua família e ainda trazer gastos excessivos com consertos (com revisões corretivas).

Por isso, a nossa dica final é que você preze pela prevenção e coloque a sua segurança em primeiro lugar. Para isso, você pode ter a certeza de que estaremos aqui para te atender da melhor maneira possível. Com as melhores soluções em freios de Palhoça e região.

Venha nos fazer uma visita!

Seja qual for o seu problema automotivo, nós com certeza teremos a solução ideal para te ajudar nessa jornada.

Além de uma equipe com profissionais especializados e experientes, contamos com tecnologia de ponta para realizar diagnósticos da maneira mais precisa o possível. Então, na AJF Oficina Mecânica o seu carro estará em boas mãos!

Visite-nos em nosso endereço:

  • Marginal BR 101, KM 216 – Centro de Palhoça.

Ou então entre em contato conosco pelo telefone (48) 3058-5225 ou WhatsApp (link de contato direto).